sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você preocupa-se com o que os outros pensam a seu respeito???

Conversando com uma pessoa sobre o assunto percebi que, quase todo mundo é limitado por esta preocupação (de que os outros irão pensar a seu respeito!).

Então, refleti que, quem se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito não tem a personalidade definida (ainda!), para ser capaz de aguentar as consequências dos seus atos.

Por exemplo, quando os pais percebem que o filho (adulto) ainda não consegue viver independentemente, decidem tornar-se seus "procuradores" e querem tomar decisões que deveriam ser tomadas por ele (o filho). Assim, está criado o conflito...

Os pais, têm por natureza, preocupar-se com o futuro de seus sucessores. Faz parte do instinto deles. De sua programação. Só que, eles esperam que um dia você cresça e tome suas próprias decisões. As (decisões) certas, espera-se...

O problema, com as pessoas que se preocupam com as críticas, é que prejudicam-se por medo de desapontar os outros (pais, amigos, chefe, etc). Fazem somente o que está combinado para ser feito e não saem do script, com isso, permanecem em cima do muro, na maioria das vezes, não proporcionando nada marcante.

Pessoas assim, geralmente, são boas, gentis, educadas, esforçadas, humildes ou submissas, têm como objetivo não desagradar de nenhuma forma, e se o fazem tratam logo de fazer algo para cobrir o erro. Com isso, evitar que falem a seu respeito. Como se isso fosse estragar a imagem deles!

Em suas concepções, as críticas sujam a sua imagem. Quando, na realidade, as críticas (boas ou más!), nos ensinam mais sobre nós mesmos.

As críticas podem ajudar a alterar nossa personalidade. Para melhor ou para pior, dependendo da escolha de cada um...

Lembrei-me do filme "Todas contra John (2006)", que exemplifica muito bem o LADO BOM de saber lidar com as críticas. John Tucker (Jesse Metcalfe) é um jovem sedutor, que é também capitão do time de basquete da escola. John está saindo simultaneamente com três garotas: a aspirante a jornalista Carrie Schaefer (Arielle Kebbel), a líder de torcida Heather (Ashanti) e a ativista vegetariana Beth (Sophia Bush). 

Quando elas descobrem que dividem o mesmo homem decidem se unir para dar a John uma lição que ele jamais esquecerá. Porém todas as armadilhas que elas  elaboram acabam fazendo com que John se torne ainda mais popular. Pense num cara que sabe reverter as críticas em melhoramento! hehe 

Trailer do filme Todas Contra John:
 

 Já o LADO RUIM (não saber lidar com as críticas!), é que, perdemos a chance de corrigir os erros e amadurecer. Pois, são as críticas que nos fazem perceber onde erramos.

Sendo assim, não se deixe abater pela opinião ou censura a seu respeito. Aproveite ao máximo, cada afirmação, cada declaração positiva ou negativa para crescer e amadurecer.

Como diz o ditado: Falem de mim... bem ou mal... mas falem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada