quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caráter: tem ou não tem!


Conversando com um amigo, sobre a vida, pensei em algo que ele me disse... "Caráter: ou a pessoa tem, ou não tem!"

Essas sábias palavras ecoaram no meu pensamento, não me deixando em paz. Surge, neste momento, uma oportunidade de refletir sobre tal assunto.

No dicionário, a definição de caráter pode ser a de conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); Gênio, índole, humor, temperamento; Formação moral, honestidade; etc.

Na Psicologia, caráter tem a ver com os traços morais da personalidade. Ou seja, caráter é o conjunto de disposições congênitas, que o indivíduo possui desde seu nascimento e compõe, assim, o "esqueleto mental" do indivíduo.

personalidade, é definida como o conjunto de disposições mais "externas", como uma "musculatura mental", ou seja, todos os elementos constitutivos do ser humano que foram adquiridos no decorrer da vida, incluindo todos os tipos de processo mental.

Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios, resumindo-se em índole ou firmeza de vontade.

O caráter de uma pessoa pode ser manipulador, religioso, desafiador, covarde, falso, depravado, corrompido, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras. Mas, não é o caráter quem sofre as influências do meio em que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias, quiçá ainda enquanto dentro do ventre materno. 

Quer dizer que, não é o meio que corrompe o homem, pois (o caráter) é inerente do seu próprio espírito, somados aos moldes de educação, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana, levando o ser às escolhas que deve fazer, obedecendo elas a esse princípio primeiro.

No decorrer da vida, passamos por muitos percalços, mas, NADA justifica a maldade que vemos no mundo. Através do caráter é que conhecemos cada indivíduo. Aquele que tem caráter ou boa índole preza pela verdade e bons costumes, enquanto que, o mau caráter, nos mostra o que tem dentro de si: malícia.

Vejo muitas pessoas que dizem ter mudado da água para o vinho, porém, quem é bom, já nasce bom! Cometer erros e pecados é comum ao ser humano, mesmo nestes momentos de fraqueza, o bom caráter se redime. Só que, pessoas medíocres ou mau caráter, não conseguem entender que bondade vem de berço. 

O caráter de uma pessoa define o seu preceito, sua regra de conduta. Isso significa que um indivíduo cujo caráter é íntegro produzirá uma vida pura, cheio de encanto e de verdade, sem obscuridades. Já, uma pessoa sem caráter, invariavelmente, produzirá uma vida sem qualidade, sem valor, baseada em mentiras, caracterizada pela arrogância, vaidade, adultérios e neuroses pessoais.

"Todos nós temos a chance de sermos boas pesssoas (já que a bondade vem de berço, nasceu com a gente). Mas, seguindo o livre arbítrio, devemos dar a chance de as pessoas escolherem entre o bem e o mal".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada