quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ignorância ou burrice?


Eu fico estupefato com pessoas "pouco favorecidas" que, mesmo diante da fase de crescimento econômico do Brasil, e das oportunidades de emprego ofertadas, ainda acham que ambição é coisa ruim, do mal. Falo isto, pois, vejo pessoas que desdenham de oportunidades que lhes aparecem (trabalhos dignos) e, depois, reclamam que não têm chance neste mundo... que pobre não tem vez... pobre nasceu pra sofrer... coisas desse tipo!

Segundo Schopenhauer, "O pobre é limitado pela sua pobreza e pela sua necessidade". Logo, a única pessoa que lhe atrapalha é ela mesma. Portanto, bom seria se, quando ele (o pobre) tivesse a chance de ser alguém na vida, agarrasse a oportunidade com unhas e dentes. Mas, não é isto que vemos na realidade. Todo ser humano almeja melhorar de vida, mesmo que seja só um pouco, querem ser felizes e ter sucesso. 

Sendo assim, a única explicação plausível para essa pobreza intrínseca que encontrei foi: burrice!


Veja bem! Não é errado aquele que deseja ter um bom emprego, uma renda digna, propriedades, um negócio próprio, etc, mas sim, aquele que não vê estas coisas como meios dignos de se ter sucesso na vida.

Ignorância e burrice são coisas totalmente diferentes. Ignorância tem a ver com a falta de conhecimento, sabedoria ou instrução sobre determinado tema. O ignorante estabelece critérios que desclassificam o conselho dos outros, em favor de sua falta de conhecimento, fixando suas idéias falsas ao princípio certo, com uma forte crença sobre todas as coisas, sendo assim, pensa de forma errônea e que desagrada aqueles que o cercam, pois não concordam com as "suas verdades".

Já a burrice, também relacionada à estupidez, a priori, tem a ver com falta de inteligência, mas na verdade, não é o oposto de inteligência, visto que, até pessoas consideradas inteligentes podem cometer burrices. (fonte: http://professorkiko.blogspot.com/2009/06/uma-conversa-honesta-sobre-burrice.html)

Um economista Italiano, Carlo Cipolla, define o indivíduo burro como “ Uma pessoa que causa algum dano a outra pessoa ou grupo de pessoas sem obter nenhuma vantagem para si mesmo – ou até mesmo se prejudicando.”

De acordo com Cipolla, a burrice é muito perigosa por ter a característica de se traduzir em ações, tanto que até mesmo os mais inteligentes tendem a desvalorizar os riscos relativos à burrice.

Por fim, todos nós somos ignorantes porque não sabemos tudo! Mas, essas pessoas que não crescem na vida por se acharem pobres não podem ser chamadas de ignorantes, pois, são é BURRAS mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada