segunda-feira, 19 de setembro de 2011

As aventuras do menininho! - capítulo 1


A partir do texto citado acima, tive a idéia de relatar as histórias do meu priminho "menininho".

Sendo assim, esta narrativa contará as peripécias de um menino travesso que, em tão pouco tempo de vida, já coleciona várias histórias engraçadas e interessantes, recheadas de humor e inteligência, às vezes, até com um pouco de malícia, mas sem perder a espontaneidade infantil. 

A partir de agora começa a saga: As aventuras do menininho! 


O menininho, quando sua mãe não está em casa, dorme no quarto de seus avós. Daí, certo dia, estava o mesmo deitado na cama com sua avó quando o avô entra no quarto e vai fazer carinho na esposa.

Ele (o avô) começa a fazer a "brincadeira dos dedos andando" (brincadeira esta em que os dedos indicador e médio andam como se fossem pernas, ok!) a partir do pé dela.

O menininho, quando vê o avô "andando com os dedos" na perna da avó, fica agoniado e grita: - Corre vovó, corre!

O avô fica sem entender, mas continua com a brincadeira. Mas, o menininho insiste: - Corre vovó, corre!

Dessa vez, quem fica sem entender é a avó do garoto... assim, por conhecer o menino "danado", então ela pergunta a ele: - menininho, por que você está nervoso com o seu avô brincando comigo???

Aí o moleque entrega o jogo: - Vovó, num deixa não vovô fazer isso... porque ele quer pegar no seu piu-piu!!!

Os avós ficaram vermelhos, roxos, rosados... e o menininho ainda esfrega na cara da avó: - Vovô, eu avisei pra correr... num quis ouvir o menininho, né! Vovô ia pegar no seu piu-piu!


Pode um negócio desse... eita menininho danado! rsrsrs :P

domingo, 18 de setembro de 2011

A essência da saudade!


Pois é gente, a saudade me pegou de jeito... Quem nunca amou à distância não sabe o que é amar de verdade! (rsrs). Pesquisando, descobri que recentemente uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução. Nossa!

A saudade é uma coisa (ou sentimento!) tão indescritível que nos faz perder a razão, nos deixando a melancolia e a solidão de presente... mas também, nos deixa a esperança de um reencontro.


Na verdade, pode-se sentir saudade de muita coisa:

  • de alguém falecido.
  • de alguém que amamos e está longe ou ausente.
  • de um amigo querido.
  • de alguém ou algo que não vemos há muito tempo.
  • de alguém que não conversamos há muito tempo.
  • de lugares.
  • de comida.
  • de situações.
  • de um amor.
  • do tempo que passou...

 Saudade x Tempo


Posso dizer também que, a saudade é o termômetro do amor, depois de acometida faz a gente pensar mais ainda na outra pessoa, fazendo-nos refletir sobre nossos sentimentos. Quem sente (saudade) nunca deixa o outro esquecido no abismo da solidão, pois será sempre lembrado.

O que constitui a saudade é que precisamos ficar próximos das pessoas que gostamos, que temos afeto. Ela (a saudade) pode separar, esfriar o relacionamento ou unir ainda mais, contudo, o mais importante é que ela nunca deixa cair totalmente no esquecimento aquela pessoa que amamos.

"Saudade é um sentimento presente... na ausência da pessoa amada... onde o amor persevera".

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sobre a recepção de críticas (construtivas)!

Por que será que as pessoas não sabem diferenciar uma crítica (construtiva) de um julgamento tolo???

Me pergunto isso, pois, vejo cada vez mais pessoas sentindo-se ofendidas por palavras ditas em sua cara!

Nao sou do tipo de pessoa que gosta de dizer verdades o tempo todo para os outros, mas, quando vejo algo errado, que me chame a atenção, que faça minha intuição "apitar", vou na pessoa e digo o que tem que ser dito.

Até porque, só faço isso com pessoas que mereçam a minha opinião. Não faço isso com qualquer um. Só ajudo quem mostrar-se merecedor do conselho, pois, tem pessoas que não sabem aproveitar uma oportunidade de aprendizado e, portanto, deixam que a informação entre por um ouvido e saía pelo outro.

Desde cedo, meu pai ensinou-me que não se deve gastar energia com quem não mereça, pois, a energia é vital para a nossa saúde, portanto, só gaste-a com quem merecer, ok!


Em busca da autenticidade

As pessoas confundem autenticidade, firmeza de caráter, com grosseria... Isto porque prega-se que o indivíduo, hoje em dia, deve ter atitude, personalidade marcante ou carisma para se sobressair na sociedade. Portanto, na ânsia de conquistar o sucesso acaba-se colocando o carro na frente dos bois ou trocando os pés pelas mãos.
  
Preste atenção!

Preste atenção! Se perceber que existem 2 ou mais pessoas falando a mesma coisa sobre você, a tendência é que seja verdade. Portanto, pare, escute e reflita se algo está errado no seu ambiente. Também, preste atenção se quem está falando é uma pessoa de respeito (que você respeita!) ou pelos menos que você confia nela.

Lembre-se! Se quer ser uma pessoa autêntica, de personalidade marcante, com atitude, carisma e que todos admiram, então, seja uma pessoa verdadeira nos seus sentimentos, seja sincera, transparente com os outros, e sempre correta.

Não caía nessa de achar que deve ser uma pessoa que não liga pra nada... que não liga pra o que os outros vão achar... e não segue regras pois regras é pra maricas!

Ter seu estilo próprio independe disso! Podes continuar sendo você mesma... mas não precisa ser uma pessoa grosseira!

Pense nisso! ;D


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A evolução dos animais!


Vez por outra, nos deparamos com animais em situações nada convencionais...

Achei um vídeo que exemplifica isto muito bem. Assistam:


Muito interessante! rsrs

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ahODA-D7sAI



sábado, 3 de setembro de 2011

Sobre ansiedade e meditação! - parte 2


Fiquei devendo a segunda parte do texto "Sobre ansiedade e meditação!" (veja parte 1, aqui!), pois bem, aqui está a continuação: Meditação! ^^

Na parte 1, fora abordado que "Ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo. Que também é parente próximo do medo, (muitas vezes onde a diferenciação não é possível)".

Que a mesma é distinguida dele (do medo) pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas, particulares e individuais.

Agora, nessa segunda parte, será abordado a meditação como forma de tratamento alternativo para a ansiedade (técnica que funcionou comigo e que aconselho a todos).

Pois bem, a pessoa ansiosa não quer perder o controle por nada nesse mundo! Nossa mente precisa sentir a sensação de bem-estar e conforto para relaxar, caso não consiga, ficamos em estado de alerta por qualquer besteira! Ao sentir uma situação de perigo rondando, o "estado ansioso" é acionado nos deixando de sobreaviso.

E quando isto acontece não conseguimos usar todo o nosso potencial.


Onde entra a meditação?

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. 

Diga-se de passagem que mesmo sendo comumente associada a religiões orientais, e relacionada à espiritualidade, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso, ok.

A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:

  • um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
  • prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
  • uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
  • análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas). 

Sendo assim, o objetivo do nosso texto estará na prática de focar na própria respiração como forma de meditação.


A meditação é quem nos trará o controle de volta, por meio da técnica de focar na própria respiração. O ideal é praticar sentado, acredito que, inicialmente, não seja necessário sentar-se daquele jeito todo complicado da meditação. Portanto, sente-se da forma que achar mais confortável para você (desde que sente com a coluna ereta). 

Como já havia dito, o objetivo é focar na respiração. Mantenha um leve sorriso (quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar e quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.), comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração.

Com o tempo, a prática da meditação não deve limitar-se apenas a ficar sentado e sentir a respiração, mas também, a perceber (sentir) a sua respiração o dia todo, ou seja, ter consciência da própria respiração.

O propósito desse tipo de meditação é fazer com que você, além de acalmar-se, comece a prestar atenção nas pessoas, coisas e situações ao seu redor. Ao focar na própria respiração você se sentirá uma pessoa mais viva, mais calma, mais integrada com o ambiente. 

Com a prática da meditação, muitos praticantes têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e ponderação.

O propósito da meditação é simplesmente parar a atividade mental reduzindo-a a níveis mínimos. Tratando, simplesmente, de sentar sem fazer nada. 

Concentrar a atenção na respiração no dia-a-dia.


A prática de focar na própria respiração pode ser usada em qualquer área da vida. Concentrar-se na respiração ajuda a acalmar os nervos, também, nos dá paciência para lidar com situações que nos “tiram” energia, antes que percamos o controle.

Nossa mente vive fugindo ao controle, o motivo é que perdemos muito tempo de nossas vidas nos preocupando com o passado e o futuro, em vez de nos concentrarmos no que está se passando no presente. Mas, quando conseguimos nos acalmar e se concentrar no momento presente é quando nos tornamos capazes de ver quais são os problemas subentendidos (que não se manifestam).

Eis aqui, exemplos práticos de técnicas para o dia-a-dia: ao escovar os dentes, sinta o movimento das cerdas nos dentes e gengiva; dobrando roupa limpa, inale o cheiro; ao acordar, preste atenção ao frescor da manhã e espreguice-se com vontade.

Portanto, com a prática de focar na respiração focamos no que está realmente acontecendo, no agora, aumentando assim, nossa concentração.

Com isto, nos sentimos seguros e confiantes para lidar com a ansiedade e os problemas do cotidiano.


Veja aqui:  Sobre ansiedade e meditação! - parte 1


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seja insubstituível no mercado!

O desejo da maioria dos profissionais, seja lá qual for a área de atuação, é se destacar no trabalho. Às vezes, você não sabe por onde começar... em que investir... nem qual postura é a ideal para adotar dentro do ambiente de trabalho.

O especialista em finanças pessoais e coach financeiro, André Massaro, indica o caminho correto, sem desvios ou perda de tempo. Estas são as oito regras para alcançar uma posição de destaque no trabalho.

1. Investir em educação:  

Sem discussões aqui! Profissionais melhores preparados evoluem mais rápido. É claro que existem exceções: profissionais completamente despreparados e incompetentes ocupando posições de destaque em várias organizações. Mas não se sabe se essas pessoas chegaram lá por sorte ou por "puxar o saco certo". Seja como for, não conte com atalhos, vá estudar!

 

2. Investir na educação CORRETA: 

Cultura geral é importantíssimo, mas se o seu objetivo é se destacar, invista naquilo que o mercado demanda e em coisas que sejam coerentes com sua profissão. Se você é um profissional  de finanças, por exemplo, e pretender  seguir nesse caminho, não invista seus recursos em um curso de marketing. E seja seletivo naquilo que faz - fazer um MBA "meia-boca" só porque a empresa  exige alguma pós-graduaçãonão é uma boa política.

 

3. Aprenda INGLÊS!: 

Muitas pessoas dizem ter dificuldade com o vernáculo shakespeariano, ou dizem "na minha empresa não se fala inglês, então porque vou investir nisso?". A má notícia é que, independente de se falar ou não o idioma  em sua empresa, grande parte da literatura técnica na maioria dos tópicos relevantes para o negócio está em inglês. O desconhecimento desse idioma é um forte limitador da ascensão profissional.

 

4. Cuide da POSTURA: 

Vista-se adequadamente e aja de acordo com o ambiente. Algumas empresas tem um código de vestimenta e postura mais formal, enquanto outras são mais flexíveis. Observe o ambiente e siga a regra geral, não tente "bancar o diferente".

 

5. Integridade acima de tudo: 

Ética, honestidade e integridade são caracterísitcas cada vez mais valorizadas e exigidas nas organizações.  Cuide de sua reputação  como se fosse sua própria vida. Não se envolva em esquemas suspeitos e obscuros, e fique longe de colegas de reputação duvidosa. Lembre-se de Cícero, o orador romano, a quem se atribui a frase "a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que PARECER honesta".

 

6. Seja um líder: 

Desenvolva as características de liderança dentro e fora da empresa. Envolva-se em projetos onde você possa desenvolver suas habilidades de liderança e iniciativa. Trabalhos voluntários e humanitários costumam ser uma ótima oportunidade de exercitar esses dotes.

 

7. Explore sua rede de contatos: 

O famoso networking. Invista pesado nele - conheça pessoas, frequente lugares de interesse profissional e retome contatos com os antigos colegas. Nunca se esqueça da regra número um do networking: "faça ANTES de precisar". Procurar seus amigos apenas quando você precisa de ajuda ou "está na pior" é deselegante e contraproducente.

 

8. Seja um empreendedor: 

Ser um empreendedor não é, necessariamente, sinônimo de ter sua própria empresa. Empreendedor é aquela pessoa que tem um enorme impulso por fazer, concretizar, "ver acontecer". Há espaço (e muito) para pessoas com características empreendedoras dentro  de organizações. Seja uma delas!


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/seja-insubstitu%C3%ADvel-no-mercado-1314211056-slideshow/carreira-photo-1314210433.html

 

Pesquisa personalizada