quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seja insubstituível no mercado!

O desejo da maioria dos profissionais, seja lá qual for a área de atuação, é se destacar no trabalho. Às vezes, você não sabe por onde começar... em que investir... nem qual postura é a ideal para adotar dentro do ambiente de trabalho.

O especialista em finanças pessoais e coach financeiro, André Massaro, indica o caminho correto, sem desvios ou perda de tempo. Estas são as oito regras para alcançar uma posição de destaque no trabalho.

1. Investir em educação:  

Sem discussões aqui! Profissionais melhores preparados evoluem mais rápido. É claro que existem exceções: profissionais completamente despreparados e incompetentes ocupando posições de destaque em várias organizações. Mas não se sabe se essas pessoas chegaram lá por sorte ou por "puxar o saco certo". Seja como for, não conte com atalhos, vá estudar!

 

2. Investir na educação CORRETA: 

Cultura geral é importantíssimo, mas se o seu objetivo é se destacar, invista naquilo que o mercado demanda e em coisas que sejam coerentes com sua profissão. Se você é um profissional  de finanças, por exemplo, e pretender  seguir nesse caminho, não invista seus recursos em um curso de marketing. E seja seletivo naquilo que faz - fazer um MBA "meia-boca" só porque a empresa  exige alguma pós-graduaçãonão é uma boa política.

 

3. Aprenda INGLÊS!: 

Muitas pessoas dizem ter dificuldade com o vernáculo shakespeariano, ou dizem "na minha empresa não se fala inglês, então porque vou investir nisso?". A má notícia é que, independente de se falar ou não o idioma  em sua empresa, grande parte da literatura técnica na maioria dos tópicos relevantes para o negócio está em inglês. O desconhecimento desse idioma é um forte limitador da ascensão profissional.

 

4. Cuide da POSTURA: 

Vista-se adequadamente e aja de acordo com o ambiente. Algumas empresas tem um código de vestimenta e postura mais formal, enquanto outras são mais flexíveis. Observe o ambiente e siga a regra geral, não tente "bancar o diferente".

 

5. Integridade acima de tudo: 

Ética, honestidade e integridade são caracterísitcas cada vez mais valorizadas e exigidas nas organizações.  Cuide de sua reputação  como se fosse sua própria vida. Não se envolva em esquemas suspeitos e obscuros, e fique longe de colegas de reputação duvidosa. Lembre-se de Cícero, o orador romano, a quem se atribui a frase "a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que PARECER honesta".

 

6. Seja um líder: 

Desenvolva as características de liderança dentro e fora da empresa. Envolva-se em projetos onde você possa desenvolver suas habilidades de liderança e iniciativa. Trabalhos voluntários e humanitários costumam ser uma ótima oportunidade de exercitar esses dotes.

 

7. Explore sua rede de contatos: 

O famoso networking. Invista pesado nele - conheça pessoas, frequente lugares de interesse profissional e retome contatos com os antigos colegas. Nunca se esqueça da regra número um do networking: "faça ANTES de precisar". Procurar seus amigos apenas quando você precisa de ajuda ou "está na pior" é deselegante e contraproducente.

 

8. Seja um empreendedor: 

Ser um empreendedor não é, necessariamente, sinônimo de ter sua própria empresa. Empreendedor é aquela pessoa que tem um enorme impulso por fazer, concretizar, "ver acontecer". Há espaço (e muito) para pessoas com características empreendedoras dentro  de organizações. Seja uma delas!


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/seja-insubstitu%C3%ADvel-no-mercado-1314211056-slideshow/carreira-photo-1314210433.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada