terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre incertezas, decisões e planejamento para o futuro...


Neste exato momento de minha vida... mais precisamente na página 28 do livro da vida... eis que chego numa encruzilhada. Onde preciso optar por um caminho, sendo que todos os dois caminhos são atraentes (pelos seus atrativos!). A dificuldade resulta da insegurança da decisão, apesar que, qualquer caminho que queira seguir me levará para um futuro melhor, pois, assim o desejo!

Para ter mais confiança que a decisão que tomar será "A correta", analisa-se os prós e contras das opções. Isso ajuda no planejamento. Após a análise das variáveis, opta-se pelo caminho mais atrativo.

Eu poderia citar aqui quais são estes dois caminhos que estão me deixando preocupado, mas acredito que não seja relevante para a compreensão do texto.

Pois bem, segundo o palestrante Wanderley Pires, "a maior parte das pessoas entende que planejar é uma atividade essencialmente racional. No entanto, ela requer também uma ampla bagagem emocional sendo, portanto, um privilégio das pessoas maduras. Ser maduro, tal qual um fruto, é estar pronto para a função a que se destina e a virtude que melhor denota maturidade é a “prudência”, compreendida como a capacidade de “prever” e “prover”. Por serem imprudentes, as crianças e os adolescentes precisam de alguém experiente para preveni-los dos perigos e prover suas necessidades."


Ou seja, as emoções exercem, também, influências positivas sobre a razão, agilizando e aprimorando as nossas decisões inteligentes, sendo assim, o planejamento, os pensamentos e as emoções trabalham em sinergia para ajudar-nos a fazer as melhores opções.  É preciso analisar se o caminho escolhido será uma escolha conjunta, racional e emocional (se for só uma das duas poderá arrepender-se depois). 

Depois de planejado o futuro, o próximo passo é seguir em frente; e trasnformar a decisão em realidade é o objetivo a ser atingido!


Por fim, decidir é tudo questão de pesar os prós e os contras, escolher a melhor opção entre a razão e a emoção, planejar as ações necessárias para seguir o caminho, aparar as arestas e ser feliz!

Siga o caminho com alegria, perseverança e convicção... que tudo dará certo!

Todo animal superior pensa e se emociona. Mas, somente os seres humanos podem conduzir os próprios pensamentos e escolher as emoções que vão sentir. Somente nós possuímos uma consciência reflexiva (autoconsciência) que nos permite identificar os sentimentos negativos e lançar mão de pensamentos inteligentes para elevar o nosso estado de espírito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada