quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sobre a oportunidade de sair do ninho... e abraçar o mundo! - parte 1


O conforto de nosso lar é muito bom (isto não se discute!). 

Só que, para alcançar o sucesso... precisamos levantar âncora e navegar no oceano azul do desconhecido!


O mundo é muito grande para ficarmos presos ao nosso ninho... Quem tem a coragem de sair do conforto familiar e se habilita a enfrentar o desconhecido atrás do sucesso, tem a oportunidade de adquirir experiência, conhecimento, além de sabedoria.

Hoje em dia, está mais fácil viver em outras regiões, países ou culturas, pois, com a globalização, e a internet, as convergências sócio-culturais aumentaram de tal forma que o mundo transformou-se numa única aldeia. Facilitando, assim, a convivência em outras culturas.

Podemos analisar a vida como sendo feita de níveis e para subir ao próximo (nível) é necessário completar o nível anterior, lógico! Portanto, quando saimos da casa de nossos pais para morar sozinho (na mesma cidade ou não!), parece até uma despedida para a guerra, todos os sentimentos afloram.

Mas, com o passar do tempo torna-se uma coisa normal e todos se acostumam com a idéia de morar sozinhos. Daí, morar em outra cidade, estado, região ou país fica mais fácil, pois, absorver a idéia de mudança fica mais aceitável para quem tem a coragem de morar sozinho.

Se você conseguir sair de casa para morar sozinho, para mudar de cidade é um pulo; para mudar de região é outro pulo e; para mudar de país é mais outro pulo. Com o passar do tempo, percebe-se que viajar faz parte do ser humano.

Quando saí de casa, por exemplo, percebi que o que realmente me prendia era o medo do desconhecido e do fracasso. Os mesmos interferem na busca dos nossos sonhos, no aproveitamento das oportunidades que aparecem e em todas as realizações que queremos para nós. 

Recentemente, li um texto de um grande empresário brasileiro, Flávio Augusto da Silva, que disse o seguinte:
Todo ser humano na face da Terra já fracassou;
Os fracassos são uma das maiores fontes de aprendizado;
Eu tenho uma coleção de fracassos e em cada um deles, aprendi ricas lições;
Os vencedores são os que mais fracassam. Os perdedores, fracassam menos porque ousam menos.
O medo de fracassar pode anular o seu fascínio pelos desafios e pela vitória;
O medo de fracassar é tão destrutivo quanto o otimismo barato.

Quer saber o que é "otimismo barato"?
Otimismo barato é acreditar que tudo vai dar certo sem você se preparar, sem você se planejar e sem você trabalhar MUITO! 

Sendo assim, se fosse pela insistência dos meus amigos e familiares, eu não teria vindo para São Paulo. Apesar de provar o carinho que os mesmos têm por mim (e eu sou grato!), também, provou-se que quem não tem a força de vontade e coragem de quebrar as correntes do que já é conhecido, não conseguirá alcançar o sucesso de verdade, pois, não desafia o desconhecido!


  Foi justamente pelo amor das pessoas que realmente se importam comigo que eu saí de casa para vencer na vida. A todos os meus amigos 
e familiares: um grande beijo, amo vocês!



Um comentário:

  1. Gostei muito do texto. Isso só mostra o quanto é grande a sua vontade de crescer e que realmente temos que quebrar correntes para amadurecermos e EVOLUIR. Bjssss

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada