domingo, 22 de maio de 2011

10 Princípios que norteiam a segurança e saúde no trabalho.


Estou me graduando no curso técnico em Segurança do Trabalho, por isso, é importante buscar fontes de conhecimento. Portanto, estou lendo o livro "Os Paradigmas de uma Profissão", de Armando Henrique (2008).

Nele, o autor descreve os 10 Princípios que norteiam a segurança e saúde no trabalho:


1. Segurança do trabalho é prioridade máxima, devendo ser tratado como parte integrante do negócio da empresa.

2. A empresa para ser boa em qualidade, produtividade e rentabilidade, tem que ser boa em qualidade de vida no trabalho.

3. Os acidentes e doenças do trabalho acontecem, onde a prevenção falha.

4. Segurança do trabalho se faz com conhecimento, comprometimento e atitudes integradas dos empregadores, trabalhadores e governos.

5. Somente podemos afirmar a existência de dignidade no trabalho na ausência da insalubridade e risco eminente.

6. A política de segurança no trabalho somente será socialmente justa, se aplicada com conceito da universalização, assistindo de forma igual a todos os trabalhadores independente do tamanho da empresa e regime de vínculo de trabalho.

7. É importante a oferta de boa assistência as vítimas de doenças e acidentes de trabalho, porém o mais importante é evitar as ocorrências praticando a prevenção.

8. Segurança do trabalho deve ser tratado como investimento e não custo, a cada real aplicado representa economia de quatro reais, servindo de base para o negócio sustentado.

9. O técnico de segurança do trabalho é o único profissional que tem como profissão promover saúde e segurança do trabalho, considerando que os demais profissionais do SESMT são especializações e o cipeiro é voluntário, porém todos são importantes e indispensáveis, nas ações integradas e transversal.

10. O sucesso da segurança no trabalho está vinculado aos princípios dos valores humanos e respeito à vida, considerando que o trabalho de ser fonte de realização e não de sofrimento.


"Acredito que estes princípios deveriam ser enfatizados, desde o início, em qualquer curso de formação em segurança do trabalho. Com isso, formar profissionais treinados, habilitados e capacitados para enfrentar a realidade". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada