segunda-feira, 30 de abril de 2012

Analfabeto hoje em dia é quem não sabe aprender!


 “Analfabeto hoje em dia é quem não sabe aprender”. 

Esta frase, atribuída a Mário d’Alcântara, traduz o que acontece atualmente no Brasil e no mundo.

As tecnologias e a facilidades que encontramos nos serviços e produtos adquiridos nos fazem perder a “sensibilidade” para o conhecimento. Hoje em dia, você tenta ensinar algo para uma pessoa e ela tenta, tenta, tenta e ao não conseguir desiste. Quando o certo seria, tentar, tentar, tentar até conseguir.

Acho que é exagero meu, mas, às vezes, percebo uma diminuição da capacidade de raciocínio, na inteligência das pessoas, não na inteligência acadêmica, e sim, na inteligência de vida. Aquela que tem a ver com a experiência adquirida no decorrer da vida.

Segundo George Bernard Shaw, “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência, mas à sua capacidade de adquirir experiência”.

É justamente onde estou querendo chegar: na qualidade de vida das pessoas.

Como poderão ter uma vida mais saudável e com mais qualidade se não sabem analisar o que acontece com elas?

Visto que, ao fugir dos desafios, desistindo de tentar e tentar e procurando o caminho mais fácil, não aprenderão sobre o que a vida tem a nos oferecer: conhecimento e sabedoria.

Perceba que, ao fugir dos desafios e das adversidades, as pessoas não absorvem o conhecimento que vem com estas situações, com isso, tendem a ficar mais receosas com a vida.

Sabe-se que o ser humano, tem dois instintos de sobrevivência: lutar ou fugir!
Lutar ou fugir???
Pois bem, agora analise o seguinte: Se um indivíduo foge em todas as circunstâncias perigosas, habituar-se-á a fugir em todas as situações, pois sabe que aquilo (a fuga) salva a sua pele. Porém, ao nunca enfrentar a adversidade, não aprende que sem luta não há vitória. Torna-se necessário conhecer os dois lados da moeda (lutar e fugir), para entender em qual situação uma opção é mais válida do que a outra.

Lutar!!!
Acredito que é neste ponto, durante esta escolha, onde entra a racionalidade no que se refere a forma como as pessoas se preparam para lidar com as situações.

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada