Este termo, "adiamento crônico", retirado do livro "Atitudes Vencedoras" de Carlos Hilsdorf, é o hábito da procrastinação.
Segundo o escritor:
"O adiamento crônico é a causa principal do atraso no atingimento de nossos objetivos, na realização de nossos sonhos. Ele nos rouba o presente com a promessa de entregar no futuro, o que nem sempre acontece."
Se ainda não entendeu o que é o adiamento crônico, então pense nas coisas que você deixou de fazer por acharem insignificantes ou porque estava ocupado demais para fazê-las, enfim, acabou deixando para depois. Empurrando com a barriga, como dizem...
Acabamos acumulando tarefas e com o passar do tempo vira uma bola de neve!
Sendo assim, o acúmulo de obrigações nos levam a perder tempo, fazendo no futuro o que já deveria ter sido feito no presente. Perceba que nos preocupamos mais com as coisas importantes e complexas, deixamos as simples para segundo plano, o problema é que acabamos não fazendo nem as simples quanto mais as complexas...
Com isso, nossa mente ocupa-se com a culpa de não ter feito a tarefa e acaba não descansando e preocupando-nos o que leva ao estresse.
Segundo Hilsdorf (2003):
"Não fazemos as pequenas coisas para ter de pensar nas grandes, e estas não são feitas porque as pequenas devem e precisam ser feitas antes!"
Para o escritor, o problema começa quando adiamos decisões ou tarefas fundamentais na nossa vida, isto implica em três gravíssimos perigos:
- Perder o momento certo para a agir;
- Fazer com que as dificuldades e conflitos não resolvidos retornem agravados;
- Submeter-se à superioridade do desafio, ou seja, introjetar uma inferioridade que, se mantida por longo tempo, se torna de difícil reversão.
"Não transfira para o futuro algo que você não sabe se ele poderá lhe entregar ou se você poderá receber."
Nenhum comentário:
Postar um comentário