terça-feira, 28 de junho de 2011

Saneamento: o remédio que falta!


Na edição nº12 da revista EXAME (mês de Junho)... chamou-me a atenção uma matéria sobre saneamento. 

A editora Alexa Salomão fala que o saneamento entrou no discurso dos gestores públicos, mas na prática ainda é complicado tirar as obras do papel. 

Segundo um levantamento do Trata Brasil, entidade de defesa do saneamento no país, das 101 obras de ampliação de redes de esgoto em curso nas cidades com mais de 500 000 habitantes atendidas por empresas públicas incluídas no PAC 1, apenas 4% foram finalizadas.

A falta de saneamento não é apenas um risco ambiental - cria graves problemas de saúde pública. Mais de 700 000 pessoas são internadas anualmente no país com diagnóstico de doenças associadas à falta de saneamento e sete crianças morrem por dia vítimas de disenteria.

Enquanto a área pública patina, a pequena parcela privada acelera. Nos últimos cinco anos, no pouco mais de 200 municípios com empresas privadas, a população atendida passou de 8,4 milhões para 17 milhões e os investimentos somaram 2 bilhões de reais, com enormes benefícios para a saúde.

Um exemplo é a concessionária privada Águas de Guariroba, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Em cinco anos de atuação, constatou que cada real investido em saneamento representou uma economia de 3 reais no tratamento de doenças associadas à falta desse serviço.


Um investimento com 
retorno garantido:
Nos últimos cinco anos, 
Campo Grande elevou 
a cobertura de esgoto de
22% para 63%.


No mesmo período, 
o registro de doenças
associadas à falta 
de saneamento
caiu, em média,
34%.
  

Com um investimento 
na expansão da rede 
de esgoto de 
304 
Milhões de reais 
houve uma economia 
na saúde da ordem de 
912 
Milhões de reais

Conclusão

Se enfrentasse o desafio de 
universalizar o saneamento 
com investimentos estimados 
pelo governo da ordem de 
270 
Bilhões de reais
o país economizaria na área 
de saúde pública cerca de 
810 
Bilhões de reais


Só no Brasil mesmo...!

Fonte: Revista EXAME, edição 995, página 30.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Por que o Facebook virou febre aqui no Brasil?


Facebook é uma rede social lançada em 4 de Fevereiro de 2004. Fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard.

Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Mas, ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte.

Em 27 de Fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de Setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O Facebook virou febre nacional porque as empresas estão utilizando a mídia social como principal ferramenta de recrutamento, pelo menos é o que dizem os resultados de um relatório anual anunciado pela empresa de software de recrutamento social Jobvite.

O relatório, intitulado Jobvite Social Recruiting Survey 2010, foi baseado em uma pesquisa online feita com 600 participantes entre Maio e Junho.

Dos entrevistados que estão recrutando ativamente este ano, 92% disseram que “atualmente usam ou planejam” usar redes sociais para o recrutamento de novos funcionários. Enquanto isso, os gastos com ferramentas mais tradicionais como consultorias empresas de recrutamento diminuíram ou mantiveram-se constantes para a maioria das empresas.

Sendo assim, o Facebook agrega estudantes, empresas e empresários. O que o torna atrativo tanto para profissionais como para as empresas interessadas em recrutamento pela internet.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook
http://readwriteweb.com.br/search/recrutamento-pelo-facebook/



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vídeos interessantes - parte 2

Continuando a sequência de vídeos interessantes... desta vez serão vídeos engraçados!

O álcool da selva (O melhor! rsrsrs):


Cachorro tarado:


Amante fake:

 



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Informativo!

Me desculpem pela falta de atualização do blog... é que estou terminando um TCC (Trabalhao de Conclusão de Curso) e preciso de concentração!

Até o final da semana postarei novidades!

Obrigado pela compreensão!


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sobre a bondade em nossas almas...


Era uma vez um escritor que morava em uma praia tranqüila, próximo a uma colônia de pescadores.


Todas as manhãs ele caminhava à margem da praia para se inspirar e, à tarde, ficava em casa escrevendo.




Certo dia, caminhando pela praia, avistou uma figura indistinta ao longe que parecia dançar.




Ao chegar perto, reparou que tratava-se de um jovem que apenas recolhia estrelas-do-mar da areia da praia, para, uma a uma, jogá-las de volta ao mar, para além de onde as ondas quebravam.




- "Por que você está fazendo isto?", perguntou o escritor.




- "Você não vê?", explicou o jovem, que alegremente continuava a apanhar e jogar as estrelas ao mar...




- "A maré está vazando e o Sol está brilhando forte... elas irão ressecar e morrer se ficarem aqui na areia!"




O escritor espantou-se com a resposta e disse com paciência: "Meu jovem, existem milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Você joga algumas poucas de volta ao mar, mas a maioria vai perecer de qualquer jeito. De que adianta tanto esforço, se não vai fazer diferença?"




O jovem abaixou-se e apanhou mais uma estrela na praia, sorriu para o escritor e disse:




- "Para esta aqui faz...", e jogou-a de volta ao mar.




Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, nem sequer dormir...




Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao mar.




quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Eu vivo a vida mais lentamente do que a maioria... Isto me faz ver a vida com outros olhos. Olhos de rei. Olhos de águia. Olhos de quem vive o extraordinário em cada instante". (Danilo Máximo Ferreira)




terça-feira, 14 de junho de 2011

Sobre Thundercats - O filme.


A Warner Brothers já cancelou "definitivamente" (pelo menos umas três vezes!) o projeto do filme dos THUNDERCATS. Sob a alegação de que uma adaptação de um material que carrega uma legião de fãs há mais de 20 anos é uma coisa perigosa, pode ser o melhor dos filmes ou o mais odiado... portanto, o filme não tem data definida.

Para quem não sabe... A história de origem mostrará (se for filmada!) os principais heróis e vilões do universo dos Gatos do Trovão e enfocará o crescimento de Lion-O e sua transformação no líder dos Thundercats. 

Enquanto esperamos uma definição... podemos nos divertir com um FAKE-trailer (enfatizando o FAKE, ok!) de um fã de Thundercats. Ele pegou cenas de diversos filmes, como:  Tróia, Pequenos Espiões, O Senhor dos Anéis, X-Men 2, Mad Max 3, Garfield, Planeta dos Macacos e A Batalha de Riddick.

E montou um trailer para o filme que, aliás, ficou mais legal do que muito trailer de verdade. Neste FAKE-trailer, estrelam: Brad Pitt, Hugh Jackman e Vin Diesel.

Assista:

Se um fã consegue isso, imagine o filme original!


sábado, 11 de junho de 2011

Dia dos Namorados...


Também conhecido como Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados é uma data especial e comemorativa na qual celebra-se a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho.

História

A associação com o amor romântico só aconteceu depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. 

Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Antônio”.

Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. 

Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também estima-se que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.


O dia de Santo Antonio era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. Provavelmente, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória[5] trouxe a idéia do exterior e apresentou-a aos comerciantes. 

A idéia expandiu-se pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de Fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

 Obs.: Existem outras versões para esta data!


FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS!!!


  

 Eu já comprei o presente da minha amada! E vocês, já compraram??? ;P


sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Só o idiota vangloria-se das suas conquistas... O simples de coração apenas ri dos seus feitos, sem julgar-se melhor ou pior que os outros". (Danilo Máximo Ferreira)



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caráter: tem ou não tem!


Conversando com um amigo, sobre a vida, pensei em algo que ele me disse... "Caráter: ou a pessoa tem, ou não tem!"

Essas sábias palavras ecoaram no meu pensamento, não me deixando em paz. Surge, neste momento, uma oportunidade de refletir sobre tal assunto.

No dicionário, a definição de caráter pode ser a de conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); Gênio, índole, humor, temperamento; Formação moral, honestidade; etc.

Na Psicologia, caráter tem a ver com os traços morais da personalidade. Ou seja, caráter é o conjunto de disposições congênitas, que o indivíduo possui desde seu nascimento e compõe, assim, o "esqueleto mental" do indivíduo.

personalidade, é definida como o conjunto de disposições mais "externas", como uma "musculatura mental", ou seja, todos os elementos constitutivos do ser humano que foram adquiridos no decorrer da vida, incluindo todos os tipos de processo mental.

Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios, resumindo-se em índole ou firmeza de vontade.

O caráter de uma pessoa pode ser manipulador, religioso, desafiador, covarde, falso, depravado, corrompido, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras. Mas, não é o caráter quem sofre as influências do meio em que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias, quiçá ainda enquanto dentro do ventre materno. 

Quer dizer que, não é o meio que corrompe o homem, pois (o caráter) é inerente do seu próprio espírito, somados aos moldes de educação, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana, levando o ser às escolhas que deve fazer, obedecendo elas a esse princípio primeiro.

No decorrer da vida, passamos por muitos percalços, mas, NADA justifica a maldade que vemos no mundo. Através do caráter é que conhecemos cada indivíduo. Aquele que tem caráter ou boa índole preza pela verdade e bons costumes, enquanto que, o mau caráter, nos mostra o que tem dentro de si: malícia.

Vejo muitas pessoas que dizem ter mudado da água para o vinho, porém, quem é bom, já nasce bom! Cometer erros e pecados é comum ao ser humano, mesmo nestes momentos de fraqueza, o bom caráter se redime. Só que, pessoas medíocres ou mau caráter, não conseguem entender que bondade vem de berço. 

O caráter de uma pessoa define o seu preceito, sua regra de conduta. Isso significa que um indivíduo cujo caráter é íntegro produzirá uma vida pura, cheio de encanto e de verdade, sem obscuridades. Já, uma pessoa sem caráter, invariavelmente, produzirá uma vida sem qualidade, sem valor, baseada em mentiras, caracterizada pela arrogância, vaidade, adultérios e neuroses pessoais.

"Todos nós temos a chance de sermos boas pesssoas (já que a bondade vem de berço, nasceu com a gente). Mas, seguindo o livre arbítrio, devemos dar a chance de as pessoas escolherem entre o bem e o mal".


Ignorância ou burrice?


Eu fico estupefato com pessoas "pouco favorecidas" que, mesmo diante da fase de crescimento econômico do Brasil, e das oportunidades de emprego ofertadas, ainda acham que ambição é coisa ruim, do mal. Falo isto, pois, vejo pessoas que desdenham de oportunidades que lhes aparecem (trabalhos dignos) e, depois, reclamam que não têm chance neste mundo... que pobre não tem vez... pobre nasceu pra sofrer... coisas desse tipo!

Segundo Schopenhauer, "O pobre é limitado pela sua pobreza e pela sua necessidade". Logo, a única pessoa que lhe atrapalha é ela mesma. Portanto, bom seria se, quando ele (o pobre) tivesse a chance de ser alguém na vida, agarrasse a oportunidade com unhas e dentes. Mas, não é isto que vemos na realidade. Todo ser humano almeja melhorar de vida, mesmo que seja só um pouco, querem ser felizes e ter sucesso. 

Sendo assim, a única explicação plausível para essa pobreza intrínseca que encontrei foi: burrice!


Veja bem! Não é errado aquele que deseja ter um bom emprego, uma renda digna, propriedades, um negócio próprio, etc, mas sim, aquele que não vê estas coisas como meios dignos de se ter sucesso na vida.

Ignorância e burrice são coisas totalmente diferentes. Ignorância tem a ver com a falta de conhecimento, sabedoria ou instrução sobre determinado tema. O ignorante estabelece critérios que desclassificam o conselho dos outros, em favor de sua falta de conhecimento, fixando suas idéias falsas ao princípio certo, com uma forte crença sobre todas as coisas, sendo assim, pensa de forma errônea e que desagrada aqueles que o cercam, pois não concordam com as "suas verdades".

Já a burrice, também relacionada à estupidez, a priori, tem a ver com falta de inteligência, mas na verdade, não é o oposto de inteligência, visto que, até pessoas consideradas inteligentes podem cometer burrices. (fonte: http://professorkiko.blogspot.com/2009/06/uma-conversa-honesta-sobre-burrice.html)

Um economista Italiano, Carlo Cipolla, define o indivíduo burro como “ Uma pessoa que causa algum dano a outra pessoa ou grupo de pessoas sem obter nenhuma vantagem para si mesmo – ou até mesmo se prejudicando.”

De acordo com Cipolla, a burrice é muito perigosa por ter a característica de se traduzir em ações, tanto que até mesmo os mais inteligentes tendem a desvalorizar os riscos relativos à burrice.

Por fim, todos nós somos ignorantes porque não sabemos tudo! Mas, essas pessoas que não crescem na vida por se acharem pobres não podem ser chamadas de ignorantes, pois, são é BURRAS mesmo.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Vídeos interessantes - parte 1

Vídeos interessantes para quem se interessar...

Gatos discutindo (legendado):


Star Size Comparison (Comparação com o tamanho dos planetas) -   

Pra quem pensa que é o centro do Universo...


Pessoas impressionantes: 



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você preocupa-se com o que os outros pensam a seu respeito???

Conversando com uma pessoa sobre o assunto percebi que, quase todo mundo é limitado por esta preocupação (de que os outros irão pensar a seu respeito!).

Então, refleti que, quem se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito não tem a personalidade definida (ainda!), para ser capaz de aguentar as consequências dos seus atos.

Por exemplo, quando os pais percebem que o filho (adulto) ainda não consegue viver independentemente, decidem tornar-se seus "procuradores" e querem tomar decisões que deveriam ser tomadas por ele (o filho). Assim, está criado o conflito...

Os pais, têm por natureza, preocupar-se com o futuro de seus sucessores. Faz parte do instinto deles. De sua programação. Só que, eles esperam que um dia você cresça e tome suas próprias decisões. As (decisões) certas, espera-se...

O problema, com as pessoas que se preocupam com as críticas, é que prejudicam-se por medo de desapontar os outros (pais, amigos, chefe, etc). Fazem somente o que está combinado para ser feito e não saem do script, com isso, permanecem em cima do muro, na maioria das vezes, não proporcionando nada marcante.

Pessoas assim, geralmente, são boas, gentis, educadas, esforçadas, humildes ou submissas, têm como objetivo não desagradar de nenhuma forma, e se o fazem tratam logo de fazer algo para cobrir o erro. Com isso, evitar que falem a seu respeito. Como se isso fosse estragar a imagem deles!

Em suas concepções, as críticas sujam a sua imagem. Quando, na realidade, as críticas (boas ou más!), nos ensinam mais sobre nós mesmos.

As críticas podem ajudar a alterar nossa personalidade. Para melhor ou para pior, dependendo da escolha de cada um...

Lembrei-me do filme "Todas contra John (2006)", que exemplifica muito bem o LADO BOM de saber lidar com as críticas. John Tucker (Jesse Metcalfe) é um jovem sedutor, que é também capitão do time de basquete da escola. John está saindo simultaneamente com três garotas: a aspirante a jornalista Carrie Schaefer (Arielle Kebbel), a líder de torcida Heather (Ashanti) e a ativista vegetariana Beth (Sophia Bush). 

Quando elas descobrem que dividem o mesmo homem decidem se unir para dar a John uma lição que ele jamais esquecerá. Porém todas as armadilhas que elas  elaboram acabam fazendo com que John se torne ainda mais popular. Pense num cara que sabe reverter as críticas em melhoramento! hehe 

Trailer do filme Todas Contra John:
 

 Já o LADO RUIM (não saber lidar com as críticas!), é que, perdemos a chance de corrigir os erros e amadurecer. Pois, são as críticas que nos fazem perceber onde erramos.

Sendo assim, não se deixe abater pela opinião ou censura a seu respeito. Aproveite ao máximo, cada afirmação, cada declaração positiva ou negativa para crescer e amadurecer.

Como diz o ditado: Falem de mim... bem ou mal... mas falem!


Pesquisa personalizada